História do Município

Aspectos Históricos

A região onde se encontra a atual cidade de Assunção (PB) fazia parte das sesmarias dos Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão paraibano. Ana de Oliveira, irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, fixou residência na fazenda conforme informações do Sr. Wilson Seixas, que extraiu do livro de notas n° 8. A comunidade Estaca Zero, nasceu de um entrocamente que ligava Taperoá pelo Norte e Salgadinho, com a estrada que ligava a cidade de Patos. No serviço de topografia fixou-se neste entrocamente a Estaca Zero. Nascendo daí o lugarejo com o nome de Estaca Zero. Registra-se como fundadores: José Pedro Diniz, Pio Salvador de Maria, que construindo suas casas deram origem ao centro urbano de Estaca Zero. Pela localização estratégica das famílias mais antiga de Inácio Martiniano, Leopoldinos, Bonitos, Maciel Vieira e etc. O município cresceu e desenvolveu o seu centro urbano entre os município de Juazeirinho e Taperoá, tendo sua área urbana dividida pela a estrada que dá acesso a Patos. Com o desenvolvimento, Estaca Zero alcançou a categoria de distrito na área pertencente a Taperoá e continuou com nome Estaca Zero a área pertencente a Juazeirinho. O crescimento significativo do distrito criou na sua população a esperança e a expectativa de Independência Política e Administrativo de Emancipação, com o empenho da população Pio Salvador de Maria, Heleno Rufino de Carvalho, Jaime Donato, Francisca Amaro Galdino.

Gentílico: assunçãoense

Área Territorial: 132,139 km²

População residente: 4.152 Pessoas

Densidade demográfica: 31,42 hab/km²

Escolarização: 6 a 14 anos 99%

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Assunção, pela lei estadual nº 1954, de 17-01-1959, subordinado ao município de Taperoá. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Assunção figura no município de Taperoá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Assunção, pela lei estadual nº 5895, de 29-04-1994, desmembrado de Taperoá e Juazerinho. Sede no antigo distrito de Assunção do município de Taperoá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE.